terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pra que serve o 3d&T?

Olá caros colegas 3D&Tistas!
Convido-os hoje a olhar o sistema do Defensores de forma mais crítica e chegar aos mesmos argumentos que me proponho, ao defender um 3D&T OldSchool:

1 - atributos
Os sistemas de RPG são uma forma abstrata de contabilizar as características dos personagens e verificar o resultado das ações propostas pelos jogadores. Traduzindo: O Sistema define a dificuldade do que vc quer fazer. Por isso os atributos básicos, na maioria dos RPGs mostram as características mais importantes, para aquele RPG, que devem ser definidas para o melhor andamento do mesmo. Isso significa que, por exemplo, o D&D tem apenas o Carisma como atributo social, e o StoryTeller já divide como Carisma, Aparência e Manipulação, portanto a interação social mais definida é uma característica do Storyteller. Se formos por esta ótica, os atributos básicos do 3D&T(Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo) denotam claramente que este é um RPG voltado para o combate. Este é o primeiro ponto.
Argumento 1 - 3D&T é um RPG sobre lutas.

2 - Vantagens e Desvantagens
Se, os atributos medem o básico do Personagem, as vantagens e desvantagens são, pro nosso sistema, o diferencial tático do personagem, nas vant/desv combativas, e a "alma" do personagem, nas não combativas. Novamente o foco nas lutas é muito evidente, quando a maioria das vantagens visa justamente isto. As desvantagens, ao contrário, mostram exatamente o que os animes nos mostram: heróis como Goku, que tem no inicio da saga Z tem poder suficiente pra destruir um planeta pequeno e ainda assim tem medo de agulhas. Outro aspecto muito importante é que as vant/desv que não possuem foco no combate colocam os jogadores em situações inusitadas e hilárias. Veja vant/desv como Monstruoso, Aparência Inofensiva, Inculto, Maldição, Códigos de Honra e afins. Quem nunca riu muito por conta delas, numa mesa?
Argumento 2 - 3D&T é um RPG engraçado.

3 - escala de poder do personagem
Desde o manual de capa vermelha, o personagem normal do 3d&T é construído com 12 pontos, salvo algumas ressalvas de cada mesa. Ora bolas, um char de 12 pontos não é nem de perto um ser humano normal! Vamos a um exemplo bem bobo, só com atributos:

Karamu F1 H2 R3 A2 PdF4

karamu é tão forte quanto um Gorila. E para o sistema isso é fraco pra cacilda! Com sua Resistencia 3, ele pode aguentar tanto dano quanto até 18 humanos normais, pois pode possuir no máximo 18 PV(3 x 6), e um humano normal tem 1. E o Poder de Fogo? Karamu brincando pode destruir um carro com um tiro só... imagina isso numa luta!
Como podem perceber, nosso sistema é sobre heróis super poderosos, como eu gosto de chamar, o sistema d6csp: d6 cósmico super poderoso!
argumento 3: 3d&T é um RPG cósmico Super Poderoso.

Bem... vamos analisar esses três argumentos(não fiz mais pq acho que não precisa):3D&T é um rpg sobre lutas, comédia, cósmico e super Poderoso. E agora imaginem cenários que entram nestes argumentos... eu só consigo pensar em 3:
Animes/mangás Shonen, Tokusatsus e games de luta. E não é que este era o foco original de 3D&T? Que coincidência!

Um comentário:

  1. Não concordo com o que tu diz. 3d&t serve pra tudo. Apesar das características serem mais voltadas para o combate, isso é apenas para facilitar a criação dos personagens e o andamento do jogo. Ja mestei terror, drama, comedia (no melhor estilo Trapalhões) e TODOS deram super certo, afinal Escalas de poder são pra isso. As características nesse estilo não são para enfatizar combates, mas para acabar com essa frescura do vc não sabe isso!!! afinal um jogador inteligente NÃO CONSEGUE interpretar um personagem burro, mesmo que tente (ja vi acontecer, não dah certo) e como se faz para medir um poder de disparar raios pela orelha esquerda do monstro em Storyteller ou d20?Não tem, e quando adaptam, sempre fica, ou copia de 3D&T ou, desculpa o termo, uma merda. Terror é muito mais facil aqui, com suas regras para insanidade (desvantagem), monstros e criaturas bizarras, sem contar a facilidade nas vantagens, ou vai dizer que a capacidade do Mike Mayers de entrar no armário e sair na sala NÃO É TELEPORTE. Comedia é sem comentário né, Drama e intriga com as pericias super genéricas é tudo de bom... sei que sou um defensor das regras e do sistema, mas não acho falhas, apenas pontos a serem melhor trabalhados...

    ResponderExcluir