terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tipos de dano: quando usar?

Desde que "3D&T Megaman" saiu, a regra dos tipos de dano foi incorporada ao nosso amado jogo. Porém, será mesmo que é necessário ficar setando qual ataque provoca qual tipo de dano o tempo todo?


Pikachú contra Squirtle: barbada pro ratinho elétrico!

Acredito que os tipos de dano só devem ser usados se forem efetivamente mudar alguma coisa no andamento geral do jogo. Vantagens e Desvantagens como Vulnerabilidade e Armadura Extra devem estar sendo usadas frequentemente para que o uso dos tipos de dano seja necessário.
Veja por exemplo Pokémon, aonde cada pokémon possui naturalmente vulnerabilidade e armadura extra. O Tipo de dano é essencial inclusive para a estratégia a se tomar na batalha. Outro exemplo é Naruto aonde assim como pokémon os personagens que usam ninjutsus têm tipos de chakra diferentes e isso modifica a luta. Ou vai me dizer que vc não sabe que o Naruto só perdeu pro Sasuke pq este usou a chidore nele, e como as regras no anime mostram, elétrico ganha de vento!

Às vezes, dano é dano!

Por outro lado, temos certas ambientações aonde o tipo de dano não interfere em nada no combate, somente na interpretação. Exemplos não faltam:

1 - Hiei luta com uma espada(corte/perfuração), suas garras(corte) e punhos(contusão). Alguma vez isso fez diferença?

2 - Como todo guerreiro Z, o Trunks do futuro sabe meter a porrada(contusão), mas ainda assim carrega uma espada(corte/perfuração). Mesmo com a espada, ele já venceu alguem? Fez alguma diferença ele usar a bendita espada?


3 - Nos Tokusatus em geral, dano por raio, soco, tiro, ou o que quer que seja já fez alguma diferença? Veja a Yellow Flash, dos Flashmans, destransformada ela pode atirar BOLINHAS DE GUDE nos inimigos, e ela vence um monte de minions com isso, até monstros ela conseguiu atacar!!!


Use com moderação

Portanto, discipulos, acredito que já tenham percebido que os tipos de dano só servem em cenários que isso interfere na luta, caso contrário só fica dando trabalho pro mestre e pros jogadores. Mas, no fim, a diversão é o que conta, por isso entrem em acordo nas vossas mesas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário